A TÁBUA DE ESMERALDA

 

TÁBUA DE ESMERALDA 


Em uma obra antiquíssima dos Rosa-Cruzes, editada em latim, encontra- se o seguinte capítulo do qual transcrevemos sua correspondente tradução, para fazer essa citação mais útil e compreensível aos nossos leitores.

Diz assim: “É verdadeiro, isento de mentiras, seguro e veríssimo.

O que existe em baixo é como o que está em cima, para perpetrar o milagre da Unidade (a maravilha da Pedra Filosofa!). E, como todas as coisas partiram do Uno (Logos), pela concentração do Uno, assim, tudo foi manifestado por essa simples adoção (desejo concentrado, uma vez que tudo é efeito da Mente Universal.) Seu Pai é o Sol. Sua Mãe é a Lua. O Vento (o Hálito) o conduziu inteiramente em seu seio. Sua Nutriz (a que o nutre) é a Terra. O Pai Absoluto de toda perfeição humana é esse seu Poder íntegro quando torne (transmutado) à Terra.

Separarás a terra do fogo, o sutil do material, suave- mente, com todo engenho. Ascende da Terra ao Céu (a escada de todo iniciado) e de novo desce à Terra e recebe este Poder das coisas superiores e das inferiores. Assim terás a glória de tudo.

Entretanto, afasta de ti toda obscuridade. Esta é a fortaleza inquebrantável de todas as fortalezas, a qual vencerá toda sutileza e penetrará em tudo quanto é material. Assim foi criado o mundo. Daqui, brotaram maravilhosas adaptações das quais esta é a sua forma. Portanto, sou chamado Hermes Trismegisto (três vezes grande) possuindo as três partes (as três potências essenciais) da sabedoria de tudo o criado. Completo está o que deixo exposto acerca da operação (transmutação) solar”.

É o princípio fundamental da Sabedoria de Hermes — a que leva em seu fundo alegórico toda a Verdade — sintetizada pelo conhecido aforismo de: O que está em cima é como o que está em baixo, para mostrar que nossa parte material não é senão simples manifestação do Espírito. Já São Paulo dizia em sua Epístola aos Romanos:

Todas as coisas inerentes a Deus são compreensíveis ao homem por meio do que é criado. Cícero, afirmava séculos antes: O Divino penetra em nosso intelecto pela obra da Criação.

Esta Lei de Correspondência nos oferece a analogia existente entre os princípios que integram cada homem (a contar da vida intrauterina) e o desenvolvimento evolutivo de nosso planeta como Ente Gigantesco sob o impulso de seu Elohim diretor. Se esta correlação exata entre a Terra e o Homem que a habita, entre o Macro e o Microcosmo fosse dada a conhecer sem o véu da simbologia, seria pôr em mãos profanas — quem sabe para que uso? — os mais augustos e sagrados mistérios.                

Mestre Huiracocha

última Mensagem

Mensagem do dia Magno

  Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2024  - Ano R+C   644 Profunda reverência e amor ao Supremo Arquiteto do Universo; Saudações e votos de s...