Mensagens Rosacrucianas


A NATUREZA INTEGRAL DO HOMEM

Os antigos gregos tinham na cidade de Delfos um famoso templo, em cuja fachada encontrava-se gravada a seguinte sentença: "HOMEM, CONHECE A TI MESMO". Diz-se que, no interior do mesmo, uma outra completava o mandamento: "PORQUE CONHECERÁS A DEUS" Realmente, toda a existência da alma, em suas inumeráveis existências temporárias, nada mais é que o processo de chegar a conhecer a si mesma e, com isso, realizar integralmente a sua inerente natureza divina.

São Paulo, o grande apóstolo e iniciado cristão, em uma de suas epístolas, afirmava que o homem é CORPO, ALMA e ESPÍRITO. Essa definição está inteiramente de acordo com o Esoterismo de todas as grandes religiões e consta de outros textos sagrados, muitas vezes, com outras palavras e, algumas vezes, sob símbolos ou alegorias. O ser humano combina todos esses aspectos e podemos entender outro que a citada apresentação do fundador do Cristianismo entendia: o homem é Matéria ou Corpo; Consciência, ou Alma e Vida, ou Espírito.

Esotericamente, em relação à natureza da consciência e da matéria, o homem é um ser sétuplo, como tudo no universo, porque tanto a consciência em suas manifestações como a matéria em sua constituição, apresentam-se em sete modalidades vibratórias, por meio de sete instrumentos veículos ou, mais comumente, corpos.

O Espírito, divino em essência, é UNO com tudo que existe no cosmo, daí resultando a doutrina da UNIDADE DE TODA A VIDA, divulgada em muitas obras a partir do final do século passado e constante, inclusive, das próprias instruções do fraternidade rosa-cruz. 

Porém, o ser humano, deve passar por inúmeras, incontáveis formas mesmo antes de tornar-se um ser consciente e, depois disso, até a sua total iluminação espiritual. Por outro lado, esses corpos, como o aspecto da matéria naquela definição paulina, são da mesma constituição do que são chamados planos da natureza, ou seja, tais veículos são construídos da mesma matéria do plano respectivo, por exemplo, o corpo físico é constituído da matéria desse plano, o mais ínfimo, nas suas apresentações nos estados sólido, líquido e gasoso. E dividido em duas partes; essa chamada DENSA e a outra, de estados etéricos, formando o corpo vital com seus "chacras"

No estado atual da evolução atingido pela humanidade, a grande maioria já desenvolveu esse veículo até um certo ponto bem adiantado tendo, porém, à sua frente, novos avanços. Vem em seguida, interpenetrando, em graus vibratórios mais sutis, esse plano cuja matéria torna possível a manifestação das sensações, dos desejos e das emoções, chamado de Astral ou Emocional. Sabe-se que a grande massa da humanidade ainda está desenvolvendo-o, desde as mais inferiores condições. Mais acima, em graus mais adiantados ou sutis, vem o Plano mental, dividido em duas seções: uma denominada "mental concreto", a inferior, porque o "mundo" de nossos pensamentos comuns, analisando, separando, avaliando, etc., e a outra, mais elevada, chamada "abstrata", que é o plano dos ideais, de uma consciência maior das coisas. Nessa parte do plano, aprendemos que está localizado o EU SUPERIOR, como um reflexo da Centelha Divina, a verdadeira natureza do Ser.

Mais acima do mental, vem o chamado Intuicional, também dito Búdico ou Crístico, porque é o mundo da unidade, da qual o Senhor Cristo é o símbolo universal. Intuição aqui não significa o comum processo mental que, pelas nossas experiências acumuladas, nos faz chegar a conclusões ou a conceitos instantâneos, mas é o sentido de uma percepção, como diríamos, mais imediata da verdade ou da verdadeira natureza das coisas. Acima desses ainda são encontrados mais planos, cuja complexidade impede de tratar num breve texto como esse. Porém, devemos entender que os mais elevados, acima do físico, interpenetram os abaixo. Talvez possamos dizer que Jesus a eles se referiu, ao afirmar: "NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS".

Para encerrar, voltamos ao início, compreendendo pelo menos em parte aquele significado de conhecermo-nos a nós mesmos para compreender a Deus, porque somos o que o mesmo iniciado afirmava:

VOS NÃO SABEIS? VÓS SOIS DEUSES, SOIS FILHOS DO ALTÍSSIMO". Recordemos sempre isso.

D.M.C

Fraternitas Rosicruciana Antiqua

Summum Supremum Sanctuarium

Aula Lucis Central - RJ

fra@fra.org.br

21 - 2254-7350

21-99103-9367

Rua Saboia Lima, 77 - Tijuca - RJ - Brasil

fra.org.br

última Mensagem

Mensagem do dia Magno

  Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2024  - Ano R+C   644 Profunda reverência e amor ao Supremo Arquiteto do Universo; Saudações e votos de s...