Mensagens Rosacrucianas

 

A oração na Missa Gnóstica

Em nossa missa gnóstica aprendemos a conhecer um método pelo qual o homem se eleva até as potências divinas do universo: - A oração. 

Pela oração a alma aprende a viver inteiramente em um pensamento, em uma palavra dada pelos grandes mestres da humanidade.

Mergulhando-se inteiramente nesses temas da oração, a alma encontra, durante um instante, a possibilidade de se unir às correntes divinas mantenedoras do universo.

Aquele que ora, mesmo da maneira mais simples, segundo uma ou outra das fórmulas de oração ensinadas pelos guias espirituais da humanidade, aquele que ora e representa, em seu espírito, alguns desses importantes pensamentos; todos nós sabemos que não podem ser quaisquer pensamentos, é preciso que sejam aqueles, dados pelos mestres da sabedoria e da harmonia dos sentimentos; aquele que ora e deixa viver em seu coração essas fórmulas, é inundado por uma corrente vinda das elevadas espiritualidades e penetrado por uma força superior: - E vive nessa força.

Primeiramente, esse exercício, da oração, fortalece, vivifica, eleva as nossas faculdades espirituais habituais, se temos paciência e perseverança, e se deixamos essa força penetrar em nós, até nos permitir um novo controle de nossa vida moral e intelectual. então, vem o momento em que as forças mais profundas, as forças latentes em toda alma humana, podem ser despertadas pelo próprio conteúdo da oração.

Pela oração é que nos elevamos até o nosso deus e nos esforçamos por penetrar nos mundos superiores.

Jesus disse: “pai afasta de mim esse cálice; contanto que a tua vontade seja feita e não a minha”.

Eis a nota fundamental da oração, aí está a atitude que deve ser a de toda a alma, qualquer que seja o motivo de sua oração.

Portanto, o que parece ser apenas uma fórmula de oração, torna-se verdadeiramente para nós humanos, o meio de nos elevarmos em direção aos mundos espirituais e nos dá a possibilidade de sentir deus em nós.

Todo desejo egoísta e voluntário acha-se excluído da oração. “Que tua vontade seja feita e não a minha”.

Esse pensamento leva consigo, um desabrochar, uma fusão da alma com o mundo divino.

     A oração possui uma nuance mais sentimental. por ela, através do pensamento dos grandes condutores da humanidade, experimentamos pôr-nos em harmonia com as correntes divinas animadoras do mundo. A oração nos eleva de uma maneira sentimental.

     Pela oração, buscamos realizar o que pode ser denominada a união da alma com os grandes rios divinos que inundam o universo. o degrau mais elevado é a união mística, a união mística com a divindade.

    A oração dá acesso ao primeiro degrau. porém, jamais, poderíamos unir-nos com Deus, nem colocarmos em relação com os seres do mundo superior, se nós não nos derivássemos de tais seres superiores.

                                                                                  R+C


Fraternitas Rosicruciana Antiqua

Summum Supremum Sanctuarium

Aula Lucis Central - RJ

fra@fra.org.br

21 - 2254-7350

21-99103-9367

Rua Saboia Lima, 77 - Tijuca - RJ - Brasil

fra.org.br

 

 

 

 

 

 


última Mensagem

Mensagem do dia Magno

  Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2024  - Ano R+C   644 Profunda reverência e amor ao Supremo Arquiteto do Universo; Saudações e votos de s...