O QUE É O ESPÍRITO?


O QUE É O ESPÍRITO?


No início de nosso Santa Missa incensamos o Cruz enquanto pronunciamos as palavras "Ao Pai ofereço: Espírito, Alma e Corpo: ao Filho ofereço: Espírito, Alma e Corpo; do Espírito Santo ofereço: Espírito. Alma e Corpo".

Oferecemos o Espírito. Mas, o que vem o ser o Espírito?

Hoje podemos, seguramente, dizer que o Espírito Humano é Vida Consciente, é vido aberto ao TODO, LIVRE, criativa, marcada pela amorosidade e pelo cuidado.

A compreensão clássica diz que o Espírito é um Princípio Substancial, ao lado do outro, material, o corpo. O espírito seria a parte imortal, inteligente, capaz de transcender. Convive um determinado tempo com a outra parte, mortal, opaca e pesada. A morte separa uma da outra, com destinos diferentes: o Espírito para o Além, a Eternidade e o corpo para o Aquém, o pó Cósmico.

A concepção moderna diz: Espírito não é apenas uma substância, mas o MODO DE SER próprio do ser humano, cuja essência é a LIBERDADE: somos seres de liberdade porque plasmamos, mentalizamos, pensamos a vida e o mundo.

A concepção contemporânea, fruto da nova Cosmologia, diz: o Espírito possui a mesma ancestralidade que o Universo. Antes de estar em nós está no Cosmos. Diz, ainda, que Espírito é a capacidade de INTER-RELAÇÃO que todas as coisas guardam entre si. O Universo é cheio de Espírito. Porque é REATIVO. PANRELACIONAL E AUTO-ORGANIZATIVO. Em certo grau, todos os seres participam do Espírito. Só que o Espírito não é exclusividade do ser humano, nem pode ser desconectado do processo evolucionário. O Espírito pertence ao quadro cosmológico e é a expressão mais alta da vida que, por sua vez, é sustentada pelo restante do Universo.

A diferença entre o espírito da montanha e o do ser humano não é de princípio, mas de grau. O princípio funciona em ambos, mas de forma diferente. A singularidade do espírito humano é ser reflexivo e autoconsciente. Pelo espírito, nos sentimos inseridos no TODO a partir de uma parte que é o corpo animado e, por isso, portador da mente.

Se Espírito é relação e vida, seu oposto não é matéria e corpo, mas morte a ausência de relação. Pertence, também, ao Espírito a vontade de encapsulamento, de isolamento e recuso de comunicação com o outro. Mas nunca o consegue totalmente, porque VIVER é, forçosamente, CONVIVER. Mesmo negando, não pode deixar de ESTAR CONECTADO SE CONECTAR. Esta compreensão toma consciente, a nós todos, o ELO que LIGA e RELIGA todos as coisas. Tudo está envolvido no imenso processo complexíssimo da evolução, PERPESSADO, em todas as etapas, pelo Espírito que emerge, cada vez, sob formas diferentes, Inconsciente numas e consciente noutras.

Assim, nesta acepção, ESPIRITUALIDADE toda atitude e atividade que favorece a relação entre as pessoas, que favorece a VIDA, a comunhão, a subjetividade e a transcendência rumo a horizontes cada vez mais abertos. No termo, ESPIRITUALIDADE não é pensar Deus, mas sentir Deus como ELO que PERPASSA todos os seres, interconectando-os e constituindo-os e constituindo eternamente ao Cosmos.

Que as Rosas floresçam em nossas Cruzes.

                                                                              Joannes R+

última Mensagem

Mensagem do dia Magno

  Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2024  - Ano R+C   644 Profunda reverência e amor ao Supremo Arquiteto do Universo; Saudações e votos de s...