Mensagens Rosacrucuanas

 

Os Mestres

OS MESTRES

Dizeis que a cada passo ouvis falar de Mestres, que as revistas espiritualistas os citam com frequência, que tendes amigos que têm o seu Mestre, mas que jamais vistes a sombra de um.

Para que possais ver um Mestre é necessário que estejam abertas as portas de vossa percepção espiritual, e, enquanto isso não sucede, ainda que vivais ao lado de um Mestre, ainda que ele no mundo material pareça ser o vosso amigo mais íntimo, não o vereis nem o reconhecereis como tal.

E depois, para que vos serviria um Mestre ? Que ireis pedir-lhe ? Êxito na vida?

Por certo, já muito pedistes a presença de um Mestre, mas em vão. E a razão é bem simples; um Mestre é um Ser Sublime, superior a toda ideia que possamos ter. Que utilidade teria para nós a sua presença, uma vez que seriamos incapazes de compreender seus fins e objetivos ? Nos que somos a personificação do egoísmo, da vaidade, e do amor-próprio, quando eles, ao contrário, são a mais perfeita expressão do Amor Universal do desinteresse e do altruísmo, levados a limites inconcebíveis.

As crianças das escolas primárias têm professores adequados às suas necessidades. Uma preleção de Einstein seria para elas incompreensível e absurda. E que interesse teria por sua vez Einstein de ensinar num jardim de infância? O presidente de uma grande empresa industrial apenas tem contato com os membros da diretoria e funcionários de categoria. Não se vai dirigir por certo aos operários ou a simples funcionários descuidando dos seus deveres para preocupar-se com tarefas que podem perfeitamente ser desempenhadas por seus subordinados.

Assim como em toda organização humana há ordem. Hierarquia Oculta, que é a expressão de Deus no Universo, as coisas estão constituídas com a mesma ordem, método e lógica. A perfeição é absoluta e reina a mais rigorosa ordem. A hierarquia não é uma palavra, é a própria natureza viva. Cada um tem o seu posto, sua missão que deve executar com o máximo de cuidado e atenção. As crianças, sob o ponto de vista espiritual, são orientadas por seus instrutores adequados, que por sua vez são assistidos por outros mais adiantados, e assim sucessivamente. Todos, sem exceção, consciente ou inconscientemente frequentam centros de instrução, onde lhes são proporcionadas experiências e circunstâncias que lhes permitam o mais rápido e harmonioso desenvolvimento das qualidades de sua alma, às vezes nem sempre de acordo com a conveniência da Evolução. Mui raramente os desejos da personalidade são compatíveis com as necessidades do Ego. O pai nem sempre pode satisfazer todos os desejos do filho, porque possuindo a experiência e uma ampla visão, sabe o que realmente convém à criança.

Os mestres existem na realidade e muitos discípulos têm privilégio do seu contato.

A vida do discípulo não é, certamente, uma vida de êxito e felicidade, mas uma vida de abnegação, renúncia, de boa vontade, de altruísmo e de uma obediência perfeita à vontade do Senhor. A vida do discípulo deve ser impessoal, de aspiração constante e de luta incessante para alcançar a meta. Esse é o caminho, e, se perseverardes, podeis estar absolutamente certos de que, sem dúvida alguma, encontrareis primeiramente vosso instrutor, e depois o vosso MESTRE.

DMC


última Mensagem

Mensagem do dia Magno

  Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2024  - Ano R+C   644 Profunda reverência e amor ao Supremo Arquiteto do Universo; Saudações e votos de s...