Mensagens Rosacrucianas

 

Hermes
Hermes Trismegisto

Hermetismo e Joanismo

Os livros atribuídos a Hermes Trismegisto constituem o reflexo, o resultado de um ensinamento primitivo, cujos ecos são encontrados na religião egípcia antes de sua alteração; pois, no tempo de Heródoto, os sacerdotes egípcios já não compreendiam mais o sentido dos símbolos.

De acordo com a tradição antiga, "Hermes, é o que preside à palavra, é quem conduz a ciência verdadeira", escreve Jâmblico. De fato, a ideia de um Verbo criador existia entre os egípcios, que chamavam o Sol de o primogênito, o filho de Deus, o Verbo".

Hermes Trismegisto corresponde ao deus egípcio Thot. Os livros de Hermes contêm textos extremamente próximos dos ensinamentos dos Evangelhos. Encontra-se aí um tratado intitulado o Poimandrés (O pastor dos homens) e Cristo é chamado de o Bom Pastor.

No Renascimento, Marcílio Ficino ficou maravilhado com as semelhanças existentes entre as antigas religiões e o cristianismo.

"Um filósofo piedoso, diz ele, nasceu entre os persas, com Zoroastro, e entre os egípcios, com Hermes; depois ele foi encontrado entre os trácios, com Orfeu, entre os gregos, com Pitágoras e, finalmente, os véus que o encobriam foram levantados por Plotino, o primeiro e o único que compreendeu os segredos dos antigos."

"Em Alexandria, todos admitiam uma hierarquia na ordem divina, com um Deus supremo acima de todos", diz Louis Ménard.

Ora, esse é o objetivo principal do ensinamento do Cristo, no 4º Evangelho, tão diferente dos outros três. Com efeito, estes se esforçam por mostrar que Cristo é o Messias esperado pelos judeus, enquanto o 4o. Evangelho declara que Cristo é o Logos, o demiurgo criador de nosso sistema solar. Este é, portanto, essencialmente, o Evangelho dos heleno-cristãos e dos gnósticos, enquanto a gnose é o verdadeiro conhecimento de Deus e dos deuses.

"Não é somente no início do Evangelho de São João, escreve Louis Ménard, que se podem descobrir relações entre o cristianismo e as doutrinas herméticas. A ideia de regeneração ou de renascimento constitui o assunto do terceiro capítulo desse evangelho e de um diálogo de Hermes intitulado: Sermão secreto da montanha. Leem-se aí as mesmas palavras: “Ninguém pode conhecer o reino de Deus se não nascer de novo."

As semelhanças entre o 4º  Evangelho e os livros atribuídos a Hermes Trismegisto mostram que estamos na presença de uma doutrina que encerra as mais altas verdades, as únicas que poderiam restaurar, no mundo, uma filosofia religiosa suscetível de ser aceita por aqueles a quem não satisfazem nem os ensinamentos da ciência materialista, nem as religiões de dogmas tão controvertidos.

R+C

 

 

última Mensagem

Mensagem do dia Magno

  Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2024  - Ano R+C   644 Profunda reverência e amor ao Supremo Arquiteto do Universo; Saudações e votos de s...