Hermes Trismegisto |
Hermetismo e Joanismo
Os livros atribuídos a Hermes
Trismegisto constituem o reflexo, o resultado de um ensinamento primitivo,
cujos ecos são encontrados na religião egípcia antes de sua alteração; pois, no
tempo de Heródoto, os sacerdotes egípcios já não compreendiam mais o sentido
dos símbolos.
De acordo com a tradição antiga,
"Hermes, é o que preside à palavra, é quem conduz a ciência verdadeira",
escreve Jâmblico. De fato, a ideia de um Verbo criador existia entre os
egípcios, que chamavam o Sol de o primogênito, o filho de Deus, o Verbo".
Hermes Trismegisto corresponde ao
deus egípcio Thot. Os livros de Hermes contêm textos extremamente próximos dos
ensinamentos dos Evangelhos. Encontra-se aí um tratado intitulado o Poimandrés
(O pastor dos homens) e Cristo é chamado de o Bom Pastor.
No Renascimento, Marcílio Ficino
ficou maravilhado com as semelhanças existentes entre as antigas religiões e o
cristianismo.
"Um filósofo piedoso, diz
ele, nasceu entre os persas, com Zoroastro, e entre os egípcios, com Hermes; depois
ele foi encontrado entre os trácios, com Orfeu, entre os gregos, com Pitágoras
e, finalmente, os véus que o encobriam foram levantados por Plotino, o primeiro
e o único que compreendeu os segredos dos antigos."
"Em Alexandria, todos
admitiam uma hierarquia na ordem divina, com um Deus supremo acima de
todos", diz Louis Ménard.
Ora, esse é o objetivo principal
do ensinamento do Cristo, no 4º Evangelho, tão diferente dos outros três. Com
efeito, estes se esforçam por mostrar que Cristo é o Messias esperado pelos
judeus, enquanto o 4o. Evangelho declara que Cristo é o Logos, o demiurgo
criador de nosso sistema solar. Este é, portanto, essencialmente, o Evangelho
dos heleno-cristãos e dos gnósticos, enquanto a gnose é o verdadeiro
conhecimento de Deus e dos deuses.
"Não é somente no início do
Evangelho de São João, escreve Louis Ménard, que se podem descobrir relações
entre o cristianismo e as doutrinas herméticas. A ideia de regeneração ou de
renascimento constitui o assunto do terceiro capítulo desse evangelho e de um
diálogo de Hermes intitulado: Sermão secreto da montanha. Leem-se aí as mesmas
palavras: “Ninguém pode conhecer o reino de Deus se não nascer de novo."
As semelhanças entre o 4º Evangelho e os livros atribuídos a Hermes
Trismegisto mostram que estamos na presença de uma doutrina que encerra as mais
altas verdades, as únicas que poderiam restaurar, no mundo, uma filosofia
religiosa suscetível de ser aceita por aqueles a quem não satisfazem nem os
ensinamentos da ciência materialista, nem as religiões de dogmas tão
controvertidos.
R+C